A paixão pelo trabalho é a força que nos leva mais além!
As políticas de recursos humanos não devem estimular condutas coletivas onde o que importa é cumprir as ordens definidos pela chefia , sem que as mesmas sejam compreendidas pelo colaborador. Este tipo de atuação origina a execução automática do trabalho, sem qualquer tipo de envolvimento.
A empresa deve é investir no potencial do colaborador, fomentar a sinergia e o seu compromisso através da exigência sadia por resultados. Esta diferente orientação está centrandada no fator motivacional do capital humano.
Motivação (“mover para a ação”) é um ato constante de paixão, quanto mais a pessoa for automotivada para o trabalho, mais ela estará comprometida e procurará dar o seu melhor a favor da empresa. Com base na motivação e envolvimento organizacional, conseguirá, de certeza, catalogar em 3 tipos os profissionais que trabalham consigo:
A motivação vem de cada profissional e só ele pode se motivar, mas a empresa pode e deve utilizar uma série de ferramentas/condições (que não passam apenas pela parte monetária) para ajudar a aumentar essa motivação. Se sentirmos que pertencemos a uma equipa e que a empresa se preocupa connosco enquanto pessoa e não como mero colaborador, estamos motivados a dar sempre mais e a esforçarmos por atingir os objetivos.
Se a empresa quer aumentar a produtividade, em quantidade e qualidade, deve trabalhar a relação de confiança mútua, investir em ações que estimulem a auto motivação e façam cada colaborador sentir-se único e essencial. Isto é ter paixão pelo trabalho – sinal que a pessoa vai dar mais, vai assumir riscos e não temer obstáculos, pois as metas da empresa passam também a ser as suas.
Os psicólogos nas empresas têm a responsabilidade de aproximar estes dois polos, em que os objetivos têm de ser os mesmos para cada um, sendo os resultados prazerosos para ambos. O seu trabalho consiste em CUIDAR dos colaboradores, pois só assim consegue-se criar as condições para eles sintam paixão em tudo o que fazem diariamente dentro da empresa.
A empresa só tem a ganhar quando os seus profissionais são os seus verdadeiros parceiros.