Recursos
Humanos

Recursos Humanos

A Gestão de Recursos Humanos promove o crescimento organizacional

A Gestão de RH engloba todas as práticas e políticas relacionadas a gestão de comportamentos dentro de uma empresa, elaborando estratégias, investimentos e práticas formais para a consolidação do capital humano.

O objetivo desta área é a de aumentar a eficiência e eficácia das ações de cada colaborador, aumentando a produtividade, atuando em favor da minimização de tempo/custo e da maximização de resultados.

Para tal, as políticas de recursos humanos devem investir no potencial de cada profissional, fomentar a sinergia e o seu compromisso através de uma exigência sadia por resultados.

Ferramentas

Recrutamento, Seleção, Acolhimento e Integração

Análise e Descrição de Funções (avaliação de perfis para adequação à função, desenvolvimento e potencial de evolução).

Gestão por competências (avaliação das competências evidenciadas por cada colaborador, permitindo maior eficácia na reestruturação de equipas, recolocação do pessoal, gestão de carreiras).

Sistema de Avaliação de Desempenho (válido, isento e tangível, reforçando o desempenho, o esforço e o sentimento de reconhecimento por parte dos colaboradores).

Formação em Gestão de Equipas (dotar as chefias com conhecimentos e estratégias que lhes permitem tornar um grupo de colaboradores numa equipa eficaz).

Gestão de Compensações / Benefícios (planeamento estratégico de compensações para atrair e reter o capital humano, encarado como um investimento e não como um custo).

Gestão Comportamental (formação em comunicação e relacionamento interpessoal utilizando o formato teambuilding).

Gestão Emocional (ações preventivas para controlar os níveis de stress e estratégias de otimização das emoções que promovam a eficácia e assegurem a saúde psicoemocional do colaborador).