BLOG

Leia os nossos artigos e encontre informações valiosas para promover a sua saúde mental ...

Ler sobre saúde/doença mental é essencial, pois ajuda a reduzir o estigma associado, promove a consciencialização sobre a importância do bem-estar emocional e ajuda a reconhecer sinais de alerta e procurar apoio profissional se necessário.

Ansiedade

O que é e como lidar com a ansiedade

A ansiedade “normal” estimula o indivíduo à ação, mas em excesso impede a reação. “Estou na cama e não durmo, quero dormir, amanhã tenho um dia de trabalho pela frente, mas estou sempre a mexer-me, não encontro a posição certa, sinto o coração apertado, a minha respiração está ofegante, porquê que não estou a dormir? porquê não me acalmo? eu estou com sono, quero dormir!”

Depressão

O que é e como lidar com a depressão

A Depressão é um estado emocional que nos faz perder a vontade de viver. A depressão é uma perturbação de humor que não deve ser confundida com sentimentos tristeza que passam com o tempo, normalmente reactivos a circunstâncias da vida. A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais frequentes que provoca sofrimento para o doente e para os que o rodeiam. Prejudica o funcionamento global, perturbando significativamente o rendimento no trabalho, na vida familiar e social.

Pânico

O que é e como lidar com ataques de pânico

As sensações de pânico são uma resposta natural ao perigo, os ataques são uma resposta desproporcional relativamente a qualquer perigo real que a pessoa esteja a enfrentar. A pessoa sente uma ansiedade máxima em situações inexplicáveis (medo de perder o controlo, que algo horrível vá acontecer), não reconhecendo os medos que lhes são inerentes. O ataque de pânico (ou crise de ansiedade) é uma reação intensa em cadeia que começa com uma sensação corporal ou um pensamento ameaçador, atingindo um pico dentro de 10 a 15 minutos e diminuindo gradualmente.

Luto Patológico

O que é e como lidar com o luto

O luto é necessário e fundamental para preencher o vazio deixado por uma perda significativa. Este artigo vai-se focar na morte de alguém significativo. O luto é um processo que se inicia com a morte e desenrola-se até à sua superação efetiva, ele requer tempo que deve ser respeitado. Apesar de sermos diferentes, a forma como vivenciamos o luto é muito semelhante. No entanto pode-se afirmar que a maioria das pessoas leva à volta de dois anos para completar o processo.

Amor Patológico

O que é e como lidar com o amor patológico

Amar pode tornar-se uma dependência! “As relações são como uma dança, com energia visível a correr de um parceiro para o outro. Algumas relações são uma dança de morte lenta e obscura.” O amor patológico surge quando se prioriza as atividades de cuidar e prestar atenção excessivamente e sem controlo ao ser amado, com a intenção de receber o seu afeto e evitar a perda, gerando danos emocionais ao próprio e aos que estão próximos. Nem sempre a pessoa identifica o problema, mesmo diante de evidências concretas.

Birras

O que é e como lidar com as birras

As birras são naturais, saudáveis e inevitáveis, elas fazem parte do desenvolvimento normal da criança. Respire: Inspire, expire, inspire, expire...e principalmente, não se penalize! As birras são passageiras e pode controlá-las! As birras são manifestações das emoções, sentimentos, vontades e necessidades da criança. Surgem normalmente por volta de 1 ano e começam a ser menos comuns por volta dos 4 anos, à medida que ela aprende outras formas de resolução de problemas.

Workaholismo

O que é e como lidar com o workaholismo

A palavra workaholic refere-se ao vício , compulsão ou necessidade incontrolável para trabalhar incessantemente. A primeira característica do vício ou dependência é a perda de controlo. O trabalhador compulsivo sente continuamente necessidade de direcionar a sua existência e energia para o trabalho. O primeiro passo para a resolução desta dependência é admitir que perdeu o controlo e que está a trocar as prioridades, ou seja, aceitar que tem um problema. O workaholic é um viciado “respeitável”!

Gestão de Recursos Humanos

Qual a importância da gestão de recursos humanos

A mudança nos nossos dias exige que a área de recursos humanos assuma uma importância estratégica equivalente às outras áreas de negócio. Para tal, as políticas de RH devem investir no potencial de cada profissional, fomentar a sinergia e o seu compromisso através de uma exigência sadia por resultados, em vez de estimular condutas coletivas onde o que importa é cumprir objetivos sem entendimento ou qualquer envolvimento da parte do colaborador. A empresa só tem a ganhar quando os seus profissionais são os seus verdadeiros parceiros.